segunda-feira, 18 de março de 2013

O que é um coletor solar?

Energia SolarUm coletor solar é um dispositivo, que utiliza a energia solar na forma ativa, capaz de transformar a radiação solar em energia térmica, através do aquecimento de um fluido.
No entanto, nem toda a radiação solar é aproveitada, como em qualquer corpo, também no coletor solar pode haver perdas de três formas: radiação, convecção e condução.

No caso do fluido ser a água, associado a um coletor solar temos um depósito (ou dois) onde a água se encontra armazenada (este depósito não faz parte do coletor, no entanto, existem fabricantes que incorporam o depósito nos colectores). Se tivermos dois depósitos, um é para a água quente e outro para a água fria.
A movimentação da água no depósito pode ser feita por termossifão, ou seja, a água quente flui (naturalmente) para a parte superior do depósito enquanto a água fria se concentra na parte inferior (isto acontece até toda a água do depósito se encontrar à mesma temperatura). Para isto acontecer sem o auxílio de nenhum motor o depósito tem de se localizar na parte superior do coletor (no mínimo 30 cm de distância entre o coletor e a base do depósito).

Um comentário: